domingo, 24 de novembro de 2013

DIA NACIONAL DO PIJAMA CHEGA A SILVARES!

No passado dia 20 de Novembro, o jardim-de-infância de Silvares, em conjunto com o Centro Comunitário das Lameiras, viveu o DIA NACIONAL DO PIJAMA, uma iniciativa de âmbito nacional, dirigida a crianças até aos 6 anos (ensino pré-escolar), e marca registada da Mundos de Vida, instituição de solidariedade social, sita em Lousado.

O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças, durante o qual se procura realizar atividades educativas e divertidas sempre com o pijama vestido! Isto para lembrar que qualquer criança tem direito a crescer numa família, o meio no qual mais uso fazemos do pijama, devido ao facto de ser a unidade básica da sociedade onde mais nos sentimos confortáveis e contactamos com o afecto, carinho e amor!

Este ano, a comemoração deste dia teve por base o livro "O SEGREDO DOS SABONETES", no qual as personagens Maria e Milu, com a ajuda do papagaio Quincas, procuram desvendar o significado da palavra a-m-o-r.

Nesse sentido, e para tornar este dia especial, fizeram-se trabalhos personalizados tendo por base a história "O SEGREDO DOS SABONETES".
  • Os meninos da turma 7 criaram a casa das andorinhas.

  • Já os meninos turma 8 levaram para casa uma carta, colocada no bico do "papagaio Quincas" com a pergunta "o que é o amor?", a fim de a mesma ser respondida em família. Mais uma vez, agradece-se a disponibilidade demonstrada pela família em participar na vida do jardim-de-infância, tornando-o um espaço aberto a todos!




Em conjunto com o Centro Comunitário das Lameiras, "recriou-se" um trecho/fragmento da história O SEGREDO DOS SABONETES. A Educadora Maria José Carvalho Proença, titular da turma 8, mascarou-se de papagaio Quincas e perguntou a todos os presentes, (idosos, crianças, pessoal docente e não docente, animadoras, etc.,..), vestidos de pijama, como mandava o dia, "o que é o amor?", obtendo respostas de idosos e crianças. 

O papagaio Quincas procurou mostrar que o amor é ter tempo para os outros, é ter carinho pelos outros, é ter amizade para todos

Viveu-se um momento de muita alegria e felicidade, que a todos contagiou!


Por último, idosos e crianças aprenderam a fazer sabonetes: o "sabonete da amizade", o "sabonete do tempo" e o "sabonete do carinho"!




Viveu-se um dia em cheio, de muitas brincadeiras, e partilha intergeracional!




TODOS JUNTOS, CONSEGUIMOS "CHEIRAR" O AMOR!


Pelas Educadoras,

Maria José Carvalho Proença
Maria Helena Nunes

Sem comentários: