sábado, 20 de maio de 2017

PROJETO: "ADOTA UM AMIGO DA AGENDA XXI" .Publico Alvo: Alunos do J.I. e EB1 do Telhado

Projeto da Agenda XXI- “Adota Um Amigo”1.ª sessão: Assistimos em conjunto á primeira sessão deste  projeto comum  ao J.I. e EB1 do Telhado, no dia, vinte e cinco de outubro. A Coordenadora do projeto, fez a sensibilização ao tema, dando a conhecer os cuidados e deveres para com os animais, e as classes de animais existentes, por fim ofereceu a ambas as salas, animais feitos em papel formato 3D.
2.ª Sessão: ocorreu no dia dezassete de novembro. A Palestra, apoiada em visualização por data show, incidiu sobre os seguintes conteúdos: Animais Domésticos/Animais Selvagens, Animais de Estimação e Animais em Risco de Extinção.
Os alunos, gostaram e assimilaram bem  os conceitos explorados, tendo tido continuidade a exploração dos mesmos em sala de aula.
3.ª Sessão: Assistimos em conjunto, no dia dez de Janeiro, à mais uma  sessão do Projeto – com a presença da coordenadora do Projeto e do Veterinário do CRAC.
 Fizeram uma palestra sobre o tema : Cuidados a ter com os animais /  Como trata-los / Prevenir doenças transmissíveis / Incentivarem as famílias a adotarem animais em vez de os comprarem. Esclarecimento de dúvidas aos alunos.
4.ª Sessão: No dia vinte e um de fevereiro, assistimos a outra sessão do projeto: Estiveram presente um casal que são  criadores/tratadores de cães. Trouxeram dois cães da raça  Serra da Estrela e um outro da raça Barbado da Terceira. Falaram dos cuidados a ter com os animais e ensinaram-nos a tratar deles. As crianças interagiram com os cães, tendo ficado muito motivados e entusiasmados com os animais. 

Visita de Estudo no âmbito do Projeto ao Parque Ecológico de Gouveia.
Actualmente  residem muitos animais de espécies diferentes , entre as quais: tartarugas, pombos, rolas, faisões, javalis, veados, , gamos, patos, cabras, ovelhas, pónei,burros etc.
Dentro da Quinta da Borrachota existem dois organismos diferenciados: qque cooperam entre si:O Parque Ecológico e o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens).
O Parque Ecológico, assim como o CERVAS, têm constante ajuda pelo SEPNA (Serviço Especial de Protecção da Natureza), da GNR. Esta unidade está encarregue da maior parte do transporte, e captura de animais.
Este mini jardim zoológico é considerado a "Escola para a vida", pois para além de dar a conhecer e permitir a observação das espécies nele residentes, prepara os animais recuperáveis para a sua reinserção na vida natural, e concede a estadia a alguns dos  animais irrecuperáveis.
Imagens da visita:











Os alunos adoraram a visita e aprenderam mais  de forma Ativa em contato com os Animais e Meio Ambiente Natural.
5.ª Sessão: Identificar Os principais inimigos dos Animais:
Fogo nas Florestas e abate de Árvores/Matar animais para fins comerciais e vaidade/ Abandono de Animais/ Experiências com Animais/ Poluição de Rios e outros/Uso de Animais Selvagens nos Circos e Touradas / Experiências com Animais.





Sem comentários: