As
crianças que leem, ou ouvem ler, e contactam com livros todos os dias,
desenvolvem-se melhor e têm mais sucesso escolar.
"Anima-nos a convicção profunda de que o livro, conserva um lugar privilegiado no desenvolvimento sistemático da linguagem, na construção da personalidade, na formação intelectual, afetiva e onírica da criança e do adulto.
É lendo que se cria a necessidade de leitura. Ler conquista-se, exige esforço.
O livro alarga a perceção do mundo, educa a sensibilidade, abre as portas do imaginário, enriquece-nos e enriquece o nosso diálogo com os outros.
A aventura de ler começa muito cedo. A leitura é uma aprendizagem social que ultrapassa o quadro escolar, começando muito antes da entrada na escola. A criança lê o mundo que a rodeia muito antes de ler um livro. O livro é um lugar privilegiado de trocas intelectuais e afetivas.”
Maria Emília Traça
Eis algumas opiniões
das nossas crianças:
Um livro é:
- Um amigo (Hugo)
- Ensina-nos a fazer coisas giras (Joana)
- Ensina-nos a ler (Francisco)
- Ensina-nos outras línguas (Rodrigo)
- Ajuda-nos a divertir (Diego)
- Ensina-nos a alimentar bem (Hélia)
- É como um avião, porque lemos coisas que se passam noutros lugares (Hugo)
- Um amigo, porque nos diz coisas com carinho (Núria)
- Ensina-nos palavras novas (Francisco)
O livro faz-me:
- Acalmar (Hélia)
- Festinhas (Núria)
- Sentir noutro mundo (Diego)
- Lembrar a praia (Francisco)
- Sentir como se estivesse num mundo mágico (Joana)
- Sonhar (Rodrigo)
- Sorrir (Maria)
Não julgue o livro pela capa. Aprenda primeiro a ver o que está lá dentro.
Sem comentários:
Enviar um comentário