quarta-feira, 20 de março de 2013

SEMANA DA LEITURA no JI de Aldeia de Joanes



Em mais uma Semana Nacional da Leitura, o Jardim de Infância de Aldeia de Joanes orientou as suas atividades pelo tema Navegar nos Livros. Esta viagem, subordinada ao tema geral: O Mar, levou as nossas pequenas criaturas a descobrirem novas histórias, personagens e possibilidades com obras como: A Gotinha Salva o Mar, A Fada Dorinda e a Bruxa do Mar e ainda A Menina do Mar.

Este ano o gosto pela leitura e pelo próprio livro foi incentivado com um peddy paper de Histórias em que se desafiava as crianças a descobrirem qual era a história em questão através de indicadores diferentes, sendo que o grande tesouro era o encontro de uma última pista que conduzia a uma história nova para eles.
Mas, tal como um grande cruzeiro inclui a visita a vários portos, também a nossa embarcação prosseguiu caminho com a apresentação criativa e dramatizada das restantes histórias abordadas; que os pequenos navegantes iam registando todos os dias de forma muito positiva e denotando um encantamento cada vez maior com o seu companheiro: o Livro.



Um dos pontos altos da viagem foi a visita ao Lar de Nossa Senhora de Fátima em que os Veteranos das histórias, com o apoio dos seus técnicos/animadores teatralizaram o conto "O Príncipe com Orelhas de Burro". Os registos no diário de bordo deste dia não podiam ter sido melhores: a alegria no ar era palpável e a relação afetiva e interação geracional criada por aquele momento de partilha tornaram aquela numa experiência marcante para todos. Para os idosos ficou o entusiasmo de um dia diferente em que foram realmente as personagens principais e para as crianças ficou a vivência positiva de mais um encontro com estes seus amigos.


Resta dizer que o barco da leitura chegou claramente a bom porto com marinheiros estimulados e fãs do livro. Afinal a imaginação é o melhor motor para descobrir o imenso Mar azul.

Sem comentários: